Hoje vamos apresentar os principais motivos pelos quais sua conexão à Internet é lenta e o que você pode fazer em cada caso, para que saiba o que esperar e possa remediar o mais rápido possível.

A conexão com a Internet e a velocidade dependem de muitos fatores, por isso às vezes é um pouco difícil saber o que está causando a lentidão da sua Internet.

Veremos 3 das principais causas e suas possíveis soluções.

Má cobertura ou interferência

Um motivo comum para a lentidão da Internet é que, naquele momento, você tem cobertura ruim no dispositivo que está usando, seja um celular ou um PC. Esse motivo não se aplica se você estiver usando um PC conectado à Internet por meio de um cabo. Também pode haver outros motivos pelos quais o Android é lento.

Isso pode acontecer com você se você estiver usando dados móveis e tiver uma cobertura de rede ruim ou se estiver conectado a uma rede Wi-Fi e o sinal mal chegar até você. No primeiro caso, não há muito a fazer além de se mudar para um local com melhor cobertura móvel, possivelmente perto de uma porta ou janela.

Se estamos falando de uma conexão Wi-Fi, a cobertura e, portanto, a velocidade da rede pode diminuir devido a dois fatores principais: a distância até o roteador e a interferência. Quanto mais longe você estiver do roteador Wi-Fi, mais fraco será o sinal e mais lenta e instável será sua conexão com a Internet, embora você também tenha que levar em consideração os obstáculos no caminho, especialmente metal, paredes de pedra e até água.

  • Se você estiver usando dados móveis, vá para uma posição com melhor cobertura.
  • Se você usa dados móveis e a velocidade lenta é um problema recorrente, considere mudar para outra operadora que ofereça melhor cobertura em sua área.
  • Mude o roteador para uma posição melhor
  • Se o Wi-Fi não estiver alcançando toda a sua casa adequadamente, considere usar um repetidor de Wi-Fi.

Alguém está baixando muitos dados na sua rede

Uma razão comum pela qual a velocidade de sua conexão com a Internet é mais lenta do que o normal é porque uma grande quantidade de largura de banda está sendo usada para download ou upload de arquivos.

Pode ser qualquer tipo de download, embora os aplicativos de compartilhamento de arquivos P2P, como os clientes Bittorrent, sejam mais propensos a saturar a rede fazendo muitas conexões ao mesmo tempo para maximizar a velocidade de download.

Antes de entrar em contato com seu provedor de Internet ou tentar algumas soluções mais complexas, nunca é demais verificar se ninguém na sua rede está baixando ou carregando arquivos em alta velocidade, ocupando grande parte da largura de banda.

  • Verifique se alguém conectado à sua rede está fazendo download ou upload de arquivos em alta velocidade.
  • Nesse caso, tente limitar a velocidade máxima de download ou upload no aplicativo que eles estão usando, para evitar saturar a conexão.
  • Você também pode adotar a estratégia de baixar coisas quando não estiver usando o PC para outras coisas, como navegar na rede.

Existem intrusos na sua rede Wi-Fi

Também pode ser o caso de alguém estar usando sua conexão em massa, mas não é alguém da sua família: os vizinhos podem estar roubando seu Wi-Fi e usando-o para baixar arquivos sem parar, diminuindo sua conexão sem você mesmo saber.

  • Verifique se há estranhos conectados ao seu Wi-Fi com ferramentas como Fing ou Wireless Network Watcher.
  • Em caso afirmativo, desative o WPS no roteador, altere o nome e a senha da rede e, se necessário, converse com o vizinho.

Geralmente são os três principais problemas que podem provocar lentidão na conexão de internet. Claro que podem haver outros, mas é sempre uma questão de fazer vários testes, contatar com a operadora que fornece esses serviços e muitos outros.

É de fato muito chato querer usar a internet e não conseguir e mais agora, neste período de pandemia pois muita gente está trabalhando em casa, e sem ligação fica impossível terminar aquele relatório ou até mesmo abrir um e-mail importante.

Portanto, esses são os nossos conselhos! E claro, quando não precisar do seu computador, deve desconectá-lo da rede elétrica, de modo a economizar eletricidade. A sua conta de luz agradece!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui