Muitas pessoas em todo o mundo migraram do WhatsApp para o Telegram após uma atualização polêmica da política de privacidade do WhatsApp.

O Facebook emitiu recentemente um aviso dentro do WhatsApp informando aos usuários que eles precisam aceitar seus termos de serviço atualizados e política de privacidade ou perderão o acesso ao aplicativo.

Esta atualização da política de privacidade permitiu que o WhatsApp compartilhasse dados do usuário com outros serviços do Facebook.

O fundador do Telegram, Pavel Durov, afirmou que isso causou a maior migração digital da história, com o Telegram vendo um aumento sem precedentes de usuários.

É importante notar que, embora o Telegram não acesse tantos dados pessoais quanto o WhatsApp, ele não oferece criptografia de ponta a ponta por padrão como o WhatsApp.

Este é um ponto importante – já que a criptografia de ponta a ponta garante que, mesmo que seus bate-papos sejam interceptados ou acessados ​​pelo próprio aplicativo de mensagens, eles não podem ser decodificados.

Por padrão, os chats do Telegram não são criptografados de ponta a ponta, o que significa que é tecnicamente possível que suas conversas sejam comprometidas.

Os usuários podem habilitar essa funcionalidade, no entanto, usando a opção “chats secretos” do Telegram.

Chats secretos

Os chats secretos são criptografados de ponta a ponta, e todas as mensagens, mídias e arquivos que você envia para outras pessoas em um chat secreto são indecifráveis ​​pelo Telegram ou por interceptadores maliciosos, já que apenas você e o destinatário têm a chave de descriptografia.

Além disso, os chats secretos não são armazenados nos servidores do Telegram – eles são armazenados apenas nos dispositivos do remetente e do destinatário.

É importante observar que os chats secretos estão disponíveis apenas nas versões iOS, Android e macOS do Telegram.

O chat secreto pode ser acessado em um menu de opções no perfil de um contato.

Para iniciar um chat secreto, siga as etapas abaixo:

  • Abra o perfil do contato com o qual deseja iniciar um bate-papo criptografado de ponta a ponta.
  • Toque no menu de três pontos ou “Mais” no canto superior direito.
  • Selecione “Iniciar chat secreto”.

Isso abre um novo bate-papo que é protegido por criptografia de ponta a ponta, bem como funcionalidade para mensagens que desaparecem. Você pode definir o tempo após o qual as mensagens serão excluídas por meio de um ícone de relógio no campo de entrada de mensagem.

Atualmente, não há suporte para a criptografia ponta a ponta de bate-papos em grupo, o que significa que o conteúdo das mensagens enviadas por bate-papo em grupo pode ser acessado pelo Telegram.

Também é importante observar que, embora o WhatsApp e o Signal usem o protocolo de criptografia ponta a ponta Signal de código aberto, os chats secretos do Telegram usam MTProto, que é seu próprio protocolo proprietário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui