Quer sejam nossos dados bancários, mensagens privadas ou informações íntimas sobre nossas vidas pessoais, todos nós temos muitos dados confidenciais armazenados em nossas contas online, que queremos manter seguros. Mas, infelizmente, os cibercriminosos estão criando métodos cada vez mais sofisticados para invadir contas.

Então, o que você pode fazer para proteger seus dados online e tornar suas contas mais seguras? Bem, criar uma senha realmente forte deve resolver o problema. Mas, como todos sabemos, existe uma linha tênue entre escolher uma senha que ninguém mais será capaz de adivinhar e uma que seja fácil de lembrar.

Felizmente, existem várias maneiras e ideias de criar senhas fortes, como usar uma ferramenta de geração de senhas. Neste artigo orientaremos você com dicas para escolher e configurar senhas seguras para suas contas online. Compartilharemos alguns dos métodos para manter suas senhas seguras e fáceis de lembrar, garantindo que você não precise clicar no link “Senha esquecida” nunca mais.

O que é uma senha forte?

Uma senha forte é aquela que você não consegue adivinhar ou quebrar usando um ataque de força bruta. Os hackers usam computadores para tentar várias combinações de letras, números e símbolos em busca da senha certa. Os computadores modernos podem decifrar senhas curtas compostas por apenas letras e números em poucos instantes.

Assim, as senhas fortes consistem em uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos especiais. Eles devem ter pelo menos 12 caracteres, embora seja recomendável escolher senhas ainda mais longas.

Quando você está configurando uma conta online, frequentemente haverá avisos para lembrá-lo de incluir números ou um certo número de caracteres. Alguns podem até impedir que você defina uma “senha fraca”, que geralmente é uma combinação de palavra ou número fácil de adivinhar. 

Mas, mesmo que você não seja lembrado de definir uma senha forte, é muito importante fazê-lo sempre que estiver configurando uma nova conta online ou alterando a senha de qualquer conta existente.

Uma senha longa é uma senha forte

Quando se trata de segurança de senha, o comprimento realmente importa. Recomendamos optar por uma senha de pelo menos 12 caracteres, ou ainda mais, se possível.

Cada símbolo adicional em uma senha aumenta exponencialmente o número de combinações possíveis. Isso torna as senhas com um determinado comprimento essencialmente intratáveis, supondo que você não esteja usando frases comuns.

Uma senha forte não é óbvia

Uma boa senha precisa ser algo que seja realmente difícil para outra pessoa adivinhar ou decifrar, então não use nada realmente genérico, como “senha” ou “12345”. As duas últimas opções ainda estão entre as mais populares do mundo e também entre as menos úteis.

Boas senhas não podem conter sequencias de teclado memoráveis

Não use dígitos sequenciais, como “qwerty”, pois os hackers provavelmente os quebrarão. Se você não se esforçou para pensar em uma boa senha, é provável que os hackers não precisem de muito esforço para quebrá-la.

A força da senha não é pessoal

É muito importante que você não use nada pessoal para você, como um apelido, sua data de nascimento ou o nome do seu animal de estimação. Esta é uma informação que é realmente fácil para um hacker descobrir simplesmente olhando para suas redes sociais, encontrando seu perfil de trabalho online ou mesmo apenas ouvindo uma conversa que você está tendo com outra pessoa, você pode ser pego facilmente por técnicas de engenharia social.

Uma boa senha deve ser única

Depois de criar uma senha forte, você pode ficar tentado a usar essa senha para todas as suas contas online. Mas, se você fizer isso, ficará mais vulnerável a vários ataques.

Afinal, se um hacker conseguir descobrir sua senha, ele poderá fazer o login em todas as contas para as quais você usa essa senha, o que pode incluir seus e-mails, suas redes sociais e suas contas de trabalho.

Muitas pessoas usam a mesma senha para tudo porque é mais fácil de lembrar. Mas não se preocupe, pois temos muitas dicas e truques para ajudá-lo a gerenciar várias senhas um pouco mais adiante.

Evite senhas anteriores

Também é muito importante certificar-se de não reciclar suas senhas, especialmente se elas já foram hackeadas antes. Isso pode parecer óbvio, mas depois de usar uma senha, você não deve reutilizá-la. Mesmo que você não o use há anos, é melhor inventar uma nova. Especialmente se você já teve problemas com uma senha que foi hackeada.

Símbolos que você pode usar em senhas

Embora o uso de caracteres especiais em suas senhas seja uma maneira realmente boa de torná-las mais seguras, nem todas as contas online permitem que você use qualquer símbolo de sua preferência. Mas a maioria permitirá que você use o seguinte:

Exemplos de boas senhas

Então, para recapitular, uma senha deve ter pelo menos 12 caracteres (de preferência, até 15 caracteres) e deve consistir em uma coleção aparentemente aleatória de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, como sinais de pontuação.

Com isso em mente, aqui estão alguns bons exemplos de senhas fortes:

Ideias para criar uma boa senha

Use um gerador de senha

Se você não tem tempo para criar suas próprias senhas fortes, um gerador de senhas é uma maneira muito rápida e fácil de obter uma senha única e forte

Escolha uma senha longa em vez de uma senha

As frases secretas são muito mais seguras do que as senhas porque costumam ser mais longas, tornando-as mais difíceis de adivinhar ou com força bruta. Portanto, em vez de escolher uma palavra, escolha uma frase e pegue as primeiras letras, números e pontuação dessa frase para gerar uma combinação aparentemente aleatória de caracteres. Você pode até substituir a primeira letra de uma palavra por um número ou símbolo para torná-la ainda mais segura. 

Opte por uma versão mais segura do método de dicionário

Um método popular para escolher uma senha é abrir um dicionário ou livro e escolher uma palavra aleatória. Mas, por mais aleatório que possa parecer para você, uma única palavra é muito fácil para um hacker adivinhar.

Portanto, em vez de optar por apenas uma palavra do dicionário, escolha algumas e agrupe-as com números e símbolos para tornar muito mais difícil para alguém descobrir.

Aqui estão alguns exemplos de boas idéias de senha criadas com este método:

Palavras do dicionárioSenha segura
Rato, Roda, GatoRat0RodAgato
Essencial, Vida, EscolaE$$3cialv1da3Scola

Brinque com frases e citações

Se você quiser uma senha que seja difícil para outras pessoas adivinharem, mas fácil de lembrar, pode ser uma boa ideia usar uma variação de uma frase ou citação significativa. Simplesmente pegue uma frase da qual você se lembrará e troque algumas das letras por números e símbolos.

Aqui estão alguns exemplos de ideias de senha fortes geradas com este método:

Citação ou fraseSenha segura
Um por todos e todos por um”: Os Três Mosqueteiros1p0rt0d0$3tod0$por1Os3m0squete1rOs
Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro1d1afrio1b0mlugarpral3r1l1vro
Eu amo minha mãe3uam0m1nhawa3

Use emoticons

Se você quiser adicionar símbolos às suas senhas sem torná-las mais difíceis de lembrar, você sempre pode usar emoticons.

Embora não seja possível adicionar emoji, você pode usar emoticons, que são as versões codificadas, geralmente compostas de pontuação, letras e / ou números.

Aqui estão alguns emoticons que você pode usar em suas senhas:

Personalize suas senhas para contas específicas

Depois de criar uma senha forte que você possa lembrar, você ainda terá que criar senhas diferentes para cada uma de suas contas online. Mas, em vez de iniciar todo o processo novamente, você pode simplesmente adicionar um código diferente à sua senha para cada conta online.

Então, por exemplo, se sua senha era cHb1% pXAuFP8 e você queria torná-la exclusiva para sua conta do eBay, você poderia adicionar £ bay no final para saber que é diferente de sua senha original, mas ainda assim memorável.

Veja como isso poderia funcionar:

Conta onlineSenha com código adicionado
EmailcHb1%pXAuFP8EMa1l
AmazoncHb1%pXAuFP8AZN
eBaycHb1%pXAuFP8£Bay

Como manter suas senhas seguras

Agora que você configurou uma senha forte para cada uma de suas contas online, a próxima etapa é mantê-las protegidas contra hackers.

Aqui estão algumas de nossas principais dicas sobre como fazer isso:

Escolha um bom gerenciador de senhas

Quer você tenha gerado suas próprias senhas fortes ou esteja procurando um serviço online para fazer isso por você, recomendamos o uso de um bom gerenciador de senhas. Um gerenciador de senhas seguro gera, armazena e gerencia todas as suas senhas em uma conta online segura. Isso é realmente útil porque permite que você use quantas senhas exclusivas desejar, sem nunca ter que se preocupar em memorizá-las.

Tudo o que você precisa fazer é salvar todas as suas senhas para cada conta online que você tem em seu gerenciador de senhas e, em seguida, protegê-las com uma “senha mestra”. Isso significa que você só precisa se lembrar de uma senha forte, em vez de cada uma.

Depois de configurar seu gerenciador de senhas, sempre que você acessar uma de suas contas online, basta digitar sua senha mestra no gerenciador de senhas e ele preencherá automaticamente os detalhes de login para esta conta. Você nem mesmo precisa se lembrar de qual endereço de e-mail ou nome de usuário usou. Um gerenciador de senhas seguro preencherá tudo isso para você.

Use autenticação de dois fatores

Mesmo que alguém consiga roubar sua senha, você ainda pode impedi-lo de acessar sua conta adicionando uma camada adicional de segurança com autenticação de dois fatores (2FA). Isso significa que qualquer pessoa que tentar acessar sua conta terá que inserir uma segunda informação após a senha correta. Geralmente é um código único que será enviado diretamente para você.

Às vezes, isso será enviado a você por mensagem de texto, embora essa não seja necessariamente a maneira mais segura de receber esse código. Afinal, um hacker pode roubar seu número de celular por meio de fraude de troca de SIM e acessar seu código de verificação.

Descobrimos que é muito mais seguro usar um aplicativo de autenticação de dois fatores, pois eles são muito mais difíceis de interceptar. Nossos favoritos incluem:

  • Google Authenticator
  • Autenticador Microsoft
  • Authy

Não salve suas senhas em seu telefone, tablet ou PC

Isso pode parecer óbvio, mas você deve evitar salvar qualquer uma de suas senhas em um documento, e-mail, nota online ou qualquer outra coisa que possa ser hackeada.

Verifique se o seu e-mail vazou

Obviamente, é muito importante manter-se informado sobre quaisquer violações de dados que possam ter ocorrido, especialmente com sua conta de e-mail.

Mas como saber se o seu e-mail vazou? Você pode utilizar um verificador de vazamento de dados pessoais online, ao digitar seu e-mail todos os detalhes possíveis serão exibidos.

Não forneça sua senha

Por último, mas não menos importante, é muito importante manter a privacidade de suas senhas. Mesmo que você confie totalmente na pessoa a quem está dando sua senha, é arriscado enviar uma senha por mensagem de texto ou e-mail caso alguém a intercepte. Mesmo que tudo o que você esteja fazendo seja ler ao telefone ou soletrar para a pessoa sentada ao seu lado, pode haver alguém ouvindo e fazendo anotações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui