Há já algum tempo, economizar bateria do smartphone e voltar para casa sem ter que pedir uma tomada emprestado é quase um desafio dos tempos modernos. Além das telas de alta resolução e dos processadores cada vez mais potentes, o uso indiscriminado de nossos queridos smartphones são as principais causas pelas quais as baterias terminam mais rápido, muitas vezes nos deixando na mão.

Na verdade, o mercado das telecomunicações vem tendo um enorme crescimento no mundo todo, e as operadoras têm oferecido cada vez mais serviços ‘interessantes’ aos usuários. E faz com que nossos telefones sejam considerados indispensáveis, pois, estamos sempre com eles e principalmente em tempos de pandemia, a necessidade de estarmos em contato permanente com amigos, familiares, colegas de trabalho, de acessar a nossas redes sociais, ver TV online ou acessar as plataformas de streaming, faz que o seu uso aumente muito causando um desgaste maior para a bateria.

Para remediar isso, nesse artigo, compilamos algumas das melhores dicas para você fazer a bateria do celular durar mais durante o dia, além de ter uma vida útil maior.

1. Ajuste o brilho da tela do celular

Se quiser usar menos bateria, a primeira coisa que você deve se ater é a tela do seu smartphone, pois, é o elemento que mais consome energia. Portanto, exceto nos casos em que for essencial, mantenha uma intensidade de brilho o mais baixo possível, sem falar que sua visão também vai agradecer a diminuição da intensidade da luz azul. Embora a maioria dos smartphones ofereça a possibilidade de ajustar o brilho automaticamente, muitos especialistas dizem que é pior, já que essa funcionalidade requer um sensor permanentemente ativo e, o que acaba gerando um maior gasto de energia, além de exigir mais do hardware do aparelho.

2. Reduza o tempo de bloqueio da tela

Como a tela é o componente que mais consome bateria, é aconselhável reduzir o tempo de bloqueio para apenas alguns segundos. Pense que muitas vezes recorremos ao telefone simplesmente para verificar as horas. Se toda vez que isso acontecer a tela demorar um minuto ou mais para desligar, estaremos desperdiçando energia da bateria de forma inútil.

3. Cuidado com o vibra call do smartphone

Usar a função vibra call o mínimo possível é outra atitude muito eficaz para economizar bateria do celular. Isso porquê o motor que o produz a vibração é o segundo fator que mais reduz sua duração da bateria. Portanto, sempre que possível, opte por um toque normal ou silencioso. E acima de tudo, nem pense em configurá-lo para vibrar toda vez em que você estiver digitando no WhatsApp, por exemplo!

4. Feche os aplicativos em segundo plano

Todos os aplicativos que usamos diariamente permanecem abertos e trabalhando em segundo plano, gastando energia. Portanto, é conveniente fechá-los; pelo menos aqueles que não são usados com frequência, já que há uma grande controvérsia neste ponto (alguns especialistas dizem que a energia que é gasta cada vez que um aplicativo de uso recorrente é aberto é maior que a consumida se o mesmo app permanecer em ativo em segundo plano). Portanto, nossa sugestão é que você seja especialmente cuidadoso com os aplicativos que usa de forma ocasional.

5. Desligue todas as conexões que você não precisar

É uma ação simples (basta desativar nos menus de acesso rápido) e muito benéfico na hora de prolongar a bateria do seu smartphone. Dê atenção especial aos aplicativos que exigem monitoramento constante, como os app de localização, mantendo as conexões Wi-Fi, Bluetooth e NFC desligadas, pois, você evitará que seu telefone esteja continuamente a procura de redes WiFi ou dispositivos para se conectar.

6. Use o modo de economia de energia para economizar energia do smartphone

Muitas vezes só nos lembramos deles em situações extremas, quando o telefone já nos avisou que em poucos minutos vai desligar… Porém, este recurso pode ser um grande aliado para economizar bateria do celular, já que, reduzindo a velocidade do processador e diminuindo o brilho da tela, o consumo de energia é consideravelmente menor. Por tanto, carregar menos a bateria, significa poupar eletricidade, além de aumentar a vida útil do equipamento.

7. O processo de carregamento: como estender a vida útil da bateria do celular

Não espere que o telefone alcance 10% da carga da bateria para conectá-lo. Além disso, no momento de fazer isso, é preferível efetuar uma carga completa do que deixá-la na metade. Da mesma forma, é recomendável usar seu carregador original ou compatível com a tecnologia de carregamento do aparelho. Por outro lado, recorrer a um plugue – em vez de carregá-lo com um cabo USB via computador – também fará com que a vida útil da bateria seja maior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui